quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A evolução dos computadores















Alunos do 4º Ano C (tarde), profª Telma concluíram o Projeto Meio de comunicação do (Programa Ler e Escrever), que teve o título de "A evolução dos computadores". A classe realizou exposição e apresentação das pesquisas e maketes confeccionadas por eles no último bimestre do ano letivo de 2011. Eles descobriram que o primeiro computador foi fabricado em fevereiro de 1943, período que antecedeu a segunda Guerra Mundial. E que a invenção foi realizada pelos americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly. O computador ocupava uma sala inteira e foi patrocinado pela Electronic Control Company, com o objetivo de auxiliar o  exército americano a fazer os cáculos de balística. Além da parte histórica eles aprenderam também a multiplicidade de utilidades que essa ferramenta digital nos proporciona , bem como as precauções que as crianças devem ter para não ficarem expostas ao perigo. Segundo os alunos que realizaram parte da pesquisa no laboratório de informática da escola e em suas respectivas casas, este foi o trabalho que eles mais curtiram fazer.

Apresentação teatral da fábula Chapeuzinho Vermelho













Uma das atividades preferidas pelos alunos é a representação teatral, e em continuidade a semana do folclore, 0s 2º Anos dos períodos da manhã e tarde, da "Escola Carlota de Negreiros Rocha", escolheram apresentar aos colegas a história da Chapeuzinho Vermelho. A fábula foi contextualizada para os tempos atuais faz parte do Projeto: Sequência Didática, categoria contos.
Nessa postagem você conferiu a apresentação dos alunos do 2º ano da Manhã, na próxima postagem você irá compartilhar a apresentação do 2º ano da Tarde.

Apresentação teatral Chapeuzinho vermelho, período da Tarde












Mantendo as tradições folclóricas





Este ano (2011) os docentes da Escola Carlota de Negreiros optaram por envolver os alunos em uma forma de representação mais expansiva, sobre a importancia das tradições folclóricas. A inovação desafiou os alunos a manifestarem no papel as histórias, lendas, poesias, objetos e personagens folclóricos, expressando assim a bagagem cultural que cada um assimilou até a atual permanência no ambiente escolar. A atividade atual substituiu as costumeiras exposições de objetos coletados previamente pelos alunos junto a comunidade. E o resultado foi a criativa exposição de figuras lendárias que povoam o memória nacional e apresentação de belíssimas poesias que passam de pai para filho, de geração em geração, preservando assim a memória cultural do povo brasileiro.