quarta-feira, 5 de maio de 2010

Dia do Índio

Dia 19 de abril, comemora-se o "Dia do Índio", em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil. Quando a esquadra de Cabral aportou em Porto Seguro (Bahia), os portugueses se depararam com os nativos de pele vermelha. Eles andavam nús ou de tanga, viviam da caça e da pesca, e moravam em casas de sapé chamadas "oca".
Com o propósito de manter viva as tradições e os costumes Indígenas, a Escola Carlota mantém em seu cronograma de atividades culturais, estudos da história desse povo guerreiro e representações teatrais.

Nesse ano (2010), os alunos representaram a lenda de " Juruva, o pássaro que salvou o fogo", de autoria de Antonieta Dias de Moraes. Vestidos a caráter as turmas (manhã e tarde), interpretaram o passáro que atravessou o mundo para salvar a última chama de fogo que restava no planeta.

Embora saibamos que grande parte da população indígena tenha sido dizimada, essa população não se extinguiu por completo. Essa chama de vida ainda resiste, segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), a população indígena do Brasil ( nativos que vivem em aldeias) atualmente é de aproximadamente 345mil indivíduos, o que representa 0,2% da população brasileira. Porém, estima-se que exista 190 mil vivendo em reservas indígenas.

As demarcações de terra realizadas pelo governo aliadas à Politicas de Ações Afirmativas , já apresentam bons resultados. De acordo com (IBGE 2008) já se constata um crescimento de 3,5% ao ano, além de melhoria na expectativa de vida dessa população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário