quarta-feira, 12 de maio de 2010

A sala de Recurso

A sala de Recurso da Escola Carlota, atende crianças com idade entre seis e dez anos.
São alunos com
necessidades especiais, oriundas da Rede de Ensino: Estadual e Municipal. Esse atendimento varia em média de cinco a dez horas mensais, distribuidas em aulas que acontecem duas ou três vezes por semana.
As crianças chegam até a Escola por encaminhamento médico ou educacional. A Sala de Recurso conta com duas professoras: Iracema Bastos (titular da manhã) e Helena Bonini (titular tarde), ambas com especialização em Deficiência Mental (DM).
Quando o aluno chega até a Escola, é feito um estudo de caso, onde a mãe fornece dados que vão desde o início da gestação, o pós parto, como ocorreu a conscientização da necessita apresentada pelo filho, e que providências foram tomadas desde então. Ainda é Investigado se a criança foi encaminhada para acompanhamento médico ou psicológico e se houve uma resposta positiva para ao atendimento. Todos esses questionamentos são realizados para traçar um plano de metas que favoreça a necessidade individual da criança.
Segundo a professora Bastos, geralmente essas crianças chegam até a Escola com baixa auto-estima, desmotivados, sem estímulos - pois nem sempre a família os encaminha direto para o aprendizado adequado para às suas necessidades. "Aqui nós os envolvemos de amor, e mostramos que ele é capaz", afirma.
Em constante capacitação a professora conta que concluiu em (2009), o curso de 'Teoria Prática', para lidar com alunos autista, no Centro PedagógicoEducação Especial (Capes) em são Paulo.
"Mesmo com o aparato tecnológico que a Escola oferece na maioria das vezes o avanço o aprendizado pedagógico é pequeno. Ainda assim, é muito gratificante ver o aluno avançar como cidadão, alguns até conseguem ser inseridos no mercado de trabalho. Temos vários ex-alunos trabalhando em empresas da cidade", conclui Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário