sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A importância da arte para o aprendizado

A Escola Carlota conta com duas professoras de educação artística, sendo elas: Denise Mora, Tânia Luciele e Suely Keiko, que fala ao “Blog do Carlota” na estréia desse espaço democrático.
“Apreciar a arte é um exercício que se aprende através de estímulos que devem ser incentivados desde a primeira infância”.
A escola tem importante papel de moldar e ampliar as primeiras impressões que a criança adquire com a família nos primeiros anos de vida. “Nossa missão é despertá-los para apreciar as coisas belas que existem a nossa volta, explica Suely.
Segundo ela a arte fornece material para que a criança comece a formar seu mobiliário intelectual. E para tal, utilizamos exibição de filmes, encenação teatral, pintura, leitura, música, massinhas, sucatas e outros.
“Esse ano já trabalhamos com eles (1ª a 4ª série) a introdução e apresentação dos elementos musicais”.
Agora eles já conseguem diferenciar sons e estilos musicais, noções de grave, agudo, estilos musicais, notas, repercussão. Montamos uma banda musical e as crianças confeccionaram instrumentos com sucata e materiais recicláveis, relata.
Entre as atividades que já foram desenvolvidas, está a percepção do “espaço cidade” e observação do “trajeto escola”. A próxima etapa desse tema será retratar um espaço do município e construir maquetes, para a exposição do “Projeto cidade”.
Ao termino de cada etapa, eles apresentam o trabalho, para os colegas, aos pais e alguns casos o convite é aberto à comunidade, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário