quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Quem foi Carlota de Negreiros Rocha

Exemplo de abnegação e galhardia, foi uma mulher ímpar, esposa e companheira do ilustre Eurípides Soares da Rocha, um dos pioneiros da cidade de Marília. Agregou a prerrogativa de mãe dedicada de duas filhas - Liryss e Lucy de Negreiros Rocha Barbalho, além de exercer o magistério. Como primeira dama do município, empenhou-se juntamente com o marido (indicado ao cargo de prefeito em 1932) à prática da filantropia.
Adepta ao Espiritismo, doutrina difundida pelo francês Allan Kardec, Carlota apoiou o esposo na fundação do Hospital Espírita de Marília, Tênis Clube, Lar das Meninas Amélie Boudet, abrigo de idosos Mansão Ismael, Educandário Dr. Bezerra de Menezes, entre outras iniciativas humanitárias.

Em dezembro de 1970, a Profª Carlota de Negreiros Rocha foi homenageada como patrona do estabelecimento de ensino, localizado na Rua Antônio Augusto Netto, 344, no Bairro Fragata.
Segundo Ariovaldo Nessa Souto, o autor do livro "Marília, do passado ao novo milênio", o ato se deu na gestão do então Governador Roberto Costa de Abreu, em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados. A Escola, que sempre enalteceu com bons resultados a patrona, é hoje referência de qualidade no Ensino Público Estadual.