sábado, 19 de setembro de 2009

Sala do PIC (Programa Intensivo de Ciclo)


Para impedir que as crianças prossigam na escola sem desenvolverem adequadamente suas habilidades de leitura e escrita, o Governo criou o Programa Ler e Escrever . O PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I para a 3ª e 4ª séries faz parte dessa iniciativa.
A Sala do PIC implantada este ano na “Escola Carlota” assiste crianças que não conseguiram se alfabetizar convencionalmente por dois anos consecutivos. Para que haja um aproveitamento mais efetivo o governo estabeleceu o limite de 15 alunos por turma. A estratégia foi adotada para permitir que o professor trabalhe individualmente a dificuldade individual.
Atualmente são assistidas 12 crianças na faixa etária entre 8 e 13 anos de idade. De segunda a sexta feira, Maria Inês Zompero, professora que leciona no PIC desde do início da implantação, se desdobra para atender a necessidade de cada aluno.
Há 25 anos no magistério, Zompero, conta que foi um desafio para ela assumir a sala do PIC. Enfrentou várias dificuldades, a mais desafiadora foi construir um vínculo de confiança entre professora e alunos, para garantir o sucesso de aprendizado do grupo.
Sempre que encontra dificuldades, recorre à Diretoria de Ensino ou à internet. “Não é possível alcançar um objetivo sem enfrentar desafios. Mas acredito que com boa vontade não há barreiras que não possam ser vencidas”, enfatiza.

2 comentários:

  1. Bom Dia,
    Estamos produzindo um livro didático de História para o PNLD, e nossa autora vai falar sobre o PIC, e gostaríamos de ilustar o texto com a imagem da sala de aula que está nesse blogo. É possível?

    Atenciosamente

    Vanessa Manna
    Pesquisadora Iconográfica
    Editoras Ática e Scipione/Abril Educação
    (11) 3990.1573
    vanessa.manna@scipione.com.br

    ResponderExcluir